Prezados.

Nada melhor que começar o ano com o melhor.  Hoje gostaria de abordar – um pouco – a amizade e, também, a rivalidade entre dois monstros sagrados da literatura fantástica universal – Clive Staples Lewis e John Ronald Reuel Tolkien.

Lewis nasceu em Belfast (hoje capital da Irlanda do Norte) e Tolkien em Bloemfontein  (na África do Sul) com seis anos de diferença – o sul-africano era o mais velho.

Lewis escreveu sobre diversos gêneros – Fantasia, apologia cristã, literatura medieval, literatura infantil.  Destacou-se com a obra “As Crônicas de Nârnia”, escrita na década de cinquenta – no século passado.  Tolkien escreveu, no mesmo período, a trilogia “O Senhor dos Anéis”.  Foram grandes amigos e colaboradores na escrita de suas obras.  Uma curiosidade: Muito antes de se conhecerem os dois lutaram juntos, contra os alemães, na batalha de Somme – travada por ingleses e franceses contra os germânicos.  Nesta batalha que durou cerca de quatro meses, do lado alemão, lutou o então soldado Adolf Hitler.

Com “As Crônicas” Cliven S Lewis se notabilizou e está obra  vendeu mais de 120 milhões de cópias mundialmente.  Além de explorar temas cristãos, a obra (dividida em 7 livros) usa caracteres da mitologia grega e nórdica, além de todo o envolvimento dos contos de fadas.

Os livros que compõem “As Crônicas” são: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa / Príncipe Caspian / A Viagem do Peregrino da Alvorada / A Cadeira de Prata / O Cavalo e seu Menino / O Sobrinho do Mago e A Última Batalha.

Já John Ronald R. Tolkien, tem duas grandes obras  que despontaram no universo da fantasia e de uma mitologia toda própria.  Em “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, o escritor cria um mundo secundário, com mitologia e idiomas próprios.  A genialidade de Tolkien se faz presente em tudo que escreve e se destaca, hoje em dia, através de livros e mais livros vendidos pelo mundo todo, peças teatrais e pelo cinema.  Só a trilogia “O Senhor dos Anéis” vendeu mais de 160 milhões de cópias e faturou perto de US$ 3 bilhões de bilheteria.  Ahh! Uma curiosidade: O cineasta George Lucas admitiu em uma entrevista que sua saga cinematográfica “Star Wars”, foi inspirada na saga de Tolkien.

A relação entre estes dois dos principais ícones da literatura fantástica britânica e mundial será tema de filme. Segundo a produtora Attractive Films, o longa “Tolkien & Lewis” irá mostrar a amizade e a rivalidade entre os dois escritores. A direção ficará nas mãos de Simon West.

Para nós, fica o deleite de ler e reler a obra destes dois gigantes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clive_Staples_Lewis

http://pt.wikipedia.org/wiki/J._R._R._Tolkien

http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/amizade-de-criadores-de-o-senhor-dos-aneis-e-as-cronicas-de-narnia-vai-virar-filme

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bibliografia_de_J._R._R._Tolkien

Anúncios