Tags

Vamos buscar explorar, no post de hoje, um dos grandes autores de Ficção Cientifica – um dos subgêneros da LitFan.  Seus livros são um verdadeiro exercício de futurologia.  Issac Asimov.

Isaac Asimov 1

Asimov nasceu na Rússia, em uma aldeia chamada Petrovichi, localizada a cerca de 400 km a sudoeste de Moscou e a leste da fronteira com a Bielorrússia-Rússia.  A família, judia, emigrou para os Estados Unidos quando Isaac tinha cerca de 3 anos.  Lá, ele cresceu no Brooklyn (Nova York) onde desenvolveu seu talento.  O gosto pela leitura veio cedo e com grande influência de seu pai – Judah.  Já aos 11 anos, Isaac escrevia algumas histórias e aos 19 começou a vendê-las para revistas de ficção científica.  Estudou nas escolas públicas nova iorquinas e com 15 anos ingressou na Universidade Columbia, chegando a PhD.  Em suas obras, sempre explorou o futuro (e com que capacidade) e a psicologia humana. “Eu, Robô” que foi para as telonas sob a direção de Alex Proyas e tendo como protagonista Will Smith foi uma prova disto.  Uma das principais abordagens de Asimov nesta obra é a criação da “Três leis da Robótica” (isto em 1950) um verdadeiro código de ética – para humanos e robôs.  Até hoje, inspira grandes discussões.  As leis são as seguintes:

  • Primeira Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano seja ferido.
  • Segunda Lei: Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando elas conflitam com a Primeira Lei.
  • Terceira Lei: Um robô precisa proteger sua própria existência, contanto que ela não conflite com a Primeira ou a Segunda lei.

Inteligente e conciso. Mas… Talvez hoje em dia, no nosso mundo real, tenhamos que ter um debate mais profundo sobre os caminhos que estamos seguindo.

Outra de suas grandes obras é a série “Foundation” (“Fundação”) escrita na década de 1950.  Nela, Isaac desenvolve uma saga cientifica – escrita em 3 livros – que retrata o Império Galático, com forte inspiração no declínio e queda do Império Romano.  Em 1981, após a série ter sido considerada um dos trabalhos mais importantes da ficção científica moderna, ele dá continuidade com novos títulos.

Alguns contos escritos por Isaac foram grandes sucessos de crítica e seguem por muitos anos sendo “consumidos” vorazmente pelos leitores de ficção científica (e afins).  São eles: O cair da noite; O homem bicentenário e outras histórias; Nove amanhãs; O fim da eternidade e muitos outros.

Comunicações audiovisuais, telefonar de qualquer ponto da Terra, a existência de robôs, TV’s de tela plana e 3D, comunicações com a Lua, máquinas automáticas, alimentos preparados em laboratório, veículos inteligentes e outras tantas “profecias” de Asimov se concretizaram ou estão em fase de.

Isaac Asimov 2

O homem que introduziu o termo robótica em nosso dia a dia e explorou, fartamente, o tema.  Mas, é importante pensar sobre os potenciais perigos deste trabalho científico.  A ampla discussão pública e internacional é vital para estabelecer diretrizes políticas para aplicação segura e ética desta conquista, antes que estas diretrizes surjam sozinhas.

Somando todos os livros, desenhos e coleções editadas, totalizam-se 509 itens em sua bibliografia completa.

Este grande escritor, nos deixou em abril de 1996.  Seu grande legado nos deixa momentos de diversão e de reflexão.  Abraços a todos, e até o próximo post.

Base da informação do post:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG86198-8489-211,00-LEGISLACAO+ROBOTICA.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Série_da_Fundação

http://www.criticandoporai.com.br/2013/04/o-cair-da-noite-resenha-critica.html#

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140422_isaac_asimov_previsoes_rb

http://scifibrasil.com.br/historia/index.htm

http://folio.nzz.ch/2014/juni/rollende-trottoirs

http://dorianoart.deviantart.com/art/HOMAGE-TO-ISAAC-ASIMOV-217552595

http://i.ytimg.com/vi/iq-YmQZkiX4/maxresdefault.jpg

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=835094

Jota Cortizo

Anúncios