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Versão em português: O 200 Controverso e Polêmico.

phant 200 posts

Olá meus caros.  O PHANTASTICUS hoje comemora o ducentésimo post.  Ao longo destes quatro anos, falamos muito de Literatura Fantástica – que é a proposição do blog.  Assim, hoje vamos começar com uma série de posts (de forma alternada) com relação a autores que criam polêmica e controvérsia, em função de suas linhas e de seus pensamentos.

O “homenageado” de hoje, foi uma sugestão de um leitor querido.  Com vocês…..

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John Norman, que é o pseudônimo do acadêmico americano John Frederick Lange, Jr, doutor em filosofia e mestre em artes.

Uma das suas principais obras, de ficção, é “The Chronicles of Counter-Earth” (Crônicas da Contra-Terra ou Crônicas de Gor).  A série é inspirada principalmente pela série “Barsoom” de Edgar Rice Burroughs (o PHANTASTICUS postou em 08/08/2015 – Marte em guerra por Edgar Rice Burroughs) e pelo romance “Almuric” de Robert E. Howard.

Link para o post acima citado: jotacortizo.wordpress.com/2015/08/08/marte-em-guerra-por-edgar-rice-burroughs-marte-en-guerra-por-edgar-rice-burroughs/

Além da inspiração, a série é conhecida por seu conteúdo, que combina filosofia, fantasia científica e literatura erótica.  Aí é que reside a polêmica sobre o autor e suas linhas.  A exploração da sexualidade nas sociedades goreanas, em que algumas mulheres, chamadas “kajirae”, são escravas e propriedade das pessoas chamadas de “Livres”, e essa relação é descrita como natural e intrinsecamente desejada por toda mulher, é contundente por parte do autor.  Norman critica a sociedade moderna, argumentando que a tecnologia e o feminismo desviaram os seres humanos de seus instintos necessários para a sua felicidade e satisfação.  Este pensamento é retrogrado até para 1966, quando a obra começou a ser publicada, traz uma nuvem sobre o autor e sua obra.

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Mas a série tem muita coisa interessante.  Gor é uma “contra-terra”, um planeta habitável na mesma órbita que a Terra, porém linearmente oposto a ela, o que mantém sua existência secreta.  Nele existe um mundo fantástico, dominado por uma fauna e flora alienígena com característica mitológica e civilizações humanas com vários paralelos a povos antigos, como os greco-romanos, os vikings e os nativos americanos.

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O primeiro volume, publicado em 1966, teve o título de “Tarnsman of Gor”.  Seu nome nos apresenta a forma mais avançada de transporte do planeta, que é a cavalgada de grandes aves predatórias chamadas “tarns” por homens conhecidos como “tarnsmen”.

A série é uma sobreposição de romance planetário e espada. O primeiro livro, publicado em 1966, “Tarnsman of Gor”, abre com lembranças das cenas do primeiro livro da série “Barsoom”, de Edgar Rice Burroughs; ambos apresentam o protagonista narrando suas aventuras depois de ser transportado para outro mundo. Estes paralelos terminam após os primeiros livros, quando as histórias dos livros começam a ser estruturadas ao longo de um arco de trama solto envolvendo as lutas da cidade-estado de Ar e a ilha de Cos para controlar a área do rio Vosk, bem como a luta em um nível mais alto entre os Priest-Kings (Sacerdotes-Reis) – uma espécie extraterrestre de aparência insetóide que são regentes dos bastidores de Gor – e Kurii (outra raça alienígena agressiva e invasiva, que apresenta muita tecnologia) para controlar o sistema solar.

priest kings

Nos romances, esses vários grupos populacionais são transplantes da Terra levados para lá por naves espaciais através dos Priest-Kings, Os humanos goreanos têm habilidades arquitetônicas, agrícolas e médicas avançadas (incluindo extensão de vida), mas são forçados a permanecer primitivos nos campos de transporte, comunicação e armamento (aproximadamente no nível da civilização mediterrânea clássica) devido a restrições impostas pela tecnologia. os Priest-Kings.  A limitação da tecnologia é imposta para garantir a segurança dos Sacerdotes-Reis e de outros seres indígenas e transplantados em Gor, que de outra forma possivelmente sofreriam danos devido às tendências beligerantes dos seres humanos.

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O planeta Gor tem menor gravidade do que a Terra (o que permite a existência de grandes criaturas voadoras e torres altas conectadas por pontes aéreas nas cidades) e teria uma gravidade ainda menor se não fosse pela tecnologia dos Reis-Sacerdotes. A geografia conhecida de Gor consiste principalmente no litoral ocidental de um continente que vai do Ártico no norte ao sul do equador, com o oceano de Thassa a oeste, e a cordilheira de Voltai formando um limite oriental em muitas latitudes. Há também ilhas no oceano e algumas planícies relativamente pouco povoadas a leste do Voltai. A palavra “Gor” em si significa “pedra caseira” na língua goreana, a língua nativa das “cidades civilizadas do norte do conhecido Gor” (que se assemelha a antigas cidades-estado greco-romanas em muitos aspectos), e uma língua franca amplamente falada em muitas outras áreas).

Em uma entrevista para a Polygraff, John Norman falou longamente sobre a criação do universo Gor e suas influências.

“A Contra-Terra, ou Antichthon, é da cosmologia grega. A especulação sobre esse mundo, você vê, é antiga. Uma das premissas da série Goreana é que uma raça de alienígenas, de quem podemos falar como o Sacerdote- Reis, tem uma tecnologia à sua disposição, comparada com a nossa, seria algo assim na Idade do Bronze. ”

“Eu acho que, muito claramente, as três principais influências em meu trabalho são Homero, Freud e Nietzsche. Curiosamente, por mais óbvia que essa influência possa ser, poucos, ou nenhum, críticos, comentaristas ou outros chamaram atenção para isso.”

Alguns anos depois, em dezembro de 2000, J.Norman assim postou:

“Não é difícil encontrar, realmente. Basta olhar para um mundo que fica mil graus ao norte de monotrilho, mil graus a leste da ortodoxia, mil graus a oeste da conformidade ideológica, um continente longe das águas plácidas da mediocridade previsível, um mundo diferente, um real, um como não outro, um além do horizonte do mundo familiar, um emergente de mares distantes, tumultuosos e indomáveis, um mundo alerta a correntes profundas, que ouve sussurros secretos, que usam estrelas em seus cabelos.  Os mapas de cartógrafos ideologicamente servis podem optar por não mostrar o mundo Goreano, mas está lá, um maravilhoso e proibido continente. Alguns de vocês a conhecem e estão lá.” (worldofgor.com/)

Dentre as muitas críticas, os romances Gor foram desaprovados por seu foco nas relações entre homens dominantes e mulheres submissas, estas últimas frequentemente em posições de escravidão. A “The Encyclopedia of Fantasy” afirmou que os primeiros livros são “exercícios transitáveis” do estilo de ficção de Edgar Rice Burroughs, enquanto “volumes posteriores se degeneram em pornografia extremamente sexista e sadomasoquista envolvendo a humilhação ritual das mulheres e, como resultado, causaram ofensa generalizada”. O autor de ficção científica / fantasia Michael Moorcock (britânico que escreveu “Kane of Old Mars” e Elric of Melniboné”) sugeriu que os romances de Gor deveriam ser colocados nas prateleiras das livrarias, dizendo: “Eu não sou a favor da censura, mas sim de estratégias que marginalizam coisas que buscam objetificar as mulheres e sugerem que as elas gostam de ser espancadas.”

Ainda assim, a série teve duas adaptações para cinema: “Gor” (1987) e sua sequência “Outlaw of Gor” (1989).

Polêmicas a parte, o post de hoje busca dizer tão somente o seguinte.  Existem muitas formas de pensar e de agir.  Podemos concordar ou não – total ou parcial.  Ainda assim, vivemos em um mundo livre para nos expressar.  Ler a obra pode nos permitir entender uma visão ou ficar em total desacordo (meu caso).  Ainda assim, não podemos ser censores das obras – sejam romances, filmes, etc…  Nosso entendimento tem de se dar somente – e tão somente – em nosso eu.

Gostou do post? Mande suas sugestões.  Até os próximos duzentos.

Jota Cortizo

Versión española: El 200 de Controversia y Polémico.

Hola mis queridos. El PHANTASTICUS hoy conmemora el ducentésimo post. A lo largo de estos cuatro años, hablamos mucho de Literatura Fantástica – que es la proposición del blog. Así, hoy vamos a empezar con una serie de posts (de forma alternada) con relación a autores que crean polémica y controversia, en función de sus líneas y de sus pensamientos.

El “homenajeado” de hoy, fue una sugerencia de un lector querido. Con ustedes…..

John Norman, que es el pseudónimo del académico estadounidense John Frederick Lange, Jr, doctor en filosofía y maestro en artes.

Una de sus principales obras, de ficción, es “The Chronicles of Counter-Earth” (Crónicas de la Contra-Tierra o Crónicas de Gor). La serie es inspirada principalmente por la serie “Barsoom” de Edgar Rice Burroughs (el PHANTASTICUS publicado en 08/08/2015 – Marte en guerra por Edgar Rice Burroughs) y por la novela “Almuric” de Robert E. Howard.

Link para el post citado: jotacortizo.wordpress.com/2015/08/08/marte-em-guerra-por-edgar-rice-burroughs-marte-en-guerra-por-edgar-rice-burroughs/

Además de la inspiración, la serie es conocida por su contenido, que combina filosofía, fantasía científica y literatura erótica. Allí reside la polémica sobre el autor y sus líneas. La explotación de la sexualidad en las sociedades goreanas, en que algunas mujeres, llamadas “kajirae”, son esclavas y propiedad de las personas llamadas “Libres”, y esa relación es descrita como natural e intrínsecamente deseada por toda mujer, es contundente por parte del autor . Norman critica a la sociedad moderna, argumentando que la tecnología y el feminismo han desviado a los seres humanos de sus instintos necesarios para su felicidad y satisfacción. Este pensamiento se retrocede hasta 1966, cuando la obra comenzó a publicarse, trae una nube sobre el autor y su obra.

Pero la serie tiene mucha cosa interesante. Gor es una “contra-tierra”, un planeta habitable en la misma órbita que la Tierra, pero linealmente opuesta a ella, lo que mantiene su existencia secreta. En él existe un mundo fantástico, dominado por una fauna y flora alienígena con característica mitológica y civilizaciones humanas con varios paralelos a pueblos antiguos, como los greco-romanos, los vikingos y los nativos americanos.

El primer volumen, publicado en 1966, tuvo el título de “Tarnsman of Gor”. Su nombre nos presenta la forma más avanzada de transporte del planeta, que es la cabalgata de grandes aves predatorias llamadas “tarns” por hombres conocidos como “tarnsmen”.

La serie es una superposición de romance planetario y espada. El primer libro, publicado en 1966, “Tarnsman of Gor”, abre con recuerdos de las escenas del primer libro de la serie “Barsoom”, de Edgar Rice Burroughs; ambos presentan al protagonista narrando sus aventuras después de ser transportado a otro mundo. Estos paralelos terminan después de los primeros libros, cuando las historias de los libros empiezan a ser estructuradas a lo largo de un arco de trama suelto envolviendo las luchas de la ciudad-estado de Ar y la isla de Cos para controlar el área del río Vosk, así como la es una especie extraterrestre de apariencia insetóide que son regentes de los bastidores de Gor – y Kurii (otra raza alienígena agresiva e invasiva, que presenta mucha tecnología) para controlar el sistema solar.

En los romances, estos diversos grupos de población son trasplantes de la Tierra llevados a cabo por naves espaciales a través de los Priest-Kings, Los goreanos tienen habilidades arquitectónicas, agrícolas y médicas avanzadas (incluyendo extensión de vida), pero se ven obligados a permanecer primitivos en los campos de transporte, comunicación y armamento (aproximadamente en el nivel de la civilización mediterránea clásica) debido a las restricciones impuestas por la tecnología. los Priest-Kings. La limitación de la tecnología se impone para garantizar la seguridad de los Sacerdotes-Reyes y de otros seres indígenas y trasplantados en Gor, que de otra forma posiblemente sufrir daños debido a las tendencias beligerantes de los seres humanos.

El planeta Gor tiene menor gravedad que la Tierra (lo que permite la existencia de grandes criaturas voladoras y torres altas conectadas por puentes aéreos en las ciudades) y tendría una gravedad aún menor si no fuera por la tecnología de los Reyes-Sacerdotes. La geografía conocida de Gor consiste principalmente en la costa occidental de un continente que va del Ártico en el norte al sur del ecuador, con el océano de Thassa al oeste, y la cordillera de Voltai formando un límite oriental en muchas latitudes. Hay también islas en el océano y algunas planicies relativamente poco pobladas al este del Voltai. La palabra “Gor” en sí significa “piedra casera” en la lengua goreana, la lengua nativa de las “ciudades civilizadas del norte del conocido Gor” (que se asemeja a antiguas ciudades-estado grecorromanas en muchos aspectos), y una lengua franca ampliamente hablado en muchas otras áreas).

En una entrevista a Polygraff, John Norman habló largamente sobre la creación del universo Gor y sus influencias.

 

“La contra-tierra, o Antichthon, es de la cosmología griega. La especulación sobre ese mundo, usted ve, es antigua. Una de las premisas de la serie Goreana es que una raza de alienígenas, de quienes podemos hablar como el Sacerdote- Reyes, tiene una tecnología a su disposición, comparada con la nuestra, sería algo así en la Edad del Bronce.

“Creo que, muy claramente, las tres principales influencias en mi trabajo son Homero, Freud y Nietzsche. Curiosamente, por más obvia que esa influencia pueda ser, pocos, o ninguno, críticos, comentaristas u otros llamaron la atención.

Algunos años después, en diciembre de 2000, J.Norman así publicó:

“No es difícil encontrar, realmente. Basta mirar a un mundo que se queda mil grados al norte de monorraíl, mil grados al este de la ortodoxia, mil grados al oeste de la conformidad ideológica, un continente lejos de las aguas plácidas de la mediocridad previsible, un mundo diferente, un real, uno como no otro , uno más allá del horizonte del mundo familiar, un emergente de mares distantes, tumultuosos e indomables, un mundo alerta a corrientes profundas, que oye susurros secretos, que usan estrellas en sus cabellos. Los mapas de cartógrafos ideológicamente servis pueden optar por no mostrar el mundo Goreano, pero está allí, un maravilloso y prohibido continente. Algunos de ustedes la conocen y están allí. “(Worldofgor.com/)

Entre las muchas críticas, los romances Gor fueron desaprobados por su enfoque en las relaciones entre hombres dominantes y mujeres sumisas, estas últimas frecuentemente en posiciones de esclavitud. “La Encyclopedia of Fantasy” afirmó que los primeros libros son “ejercicios transitable” del estilo de ficción de Edgar Rice Burroughs, mientras que “volúmenes posteriores se degeneran en pornografía extremadamente sexista y sadomasoquista que envuelven la humillación ritual de las mujeres y, como resultado, causaron ofensa generalizada “. El autor de la ficción científica / fantasía Michael Moorcock (británico que escribió “Kane of Old Mars” y Elric of Melniboné “) sugirió que las novelas de Gor debían ser colocadas en los estantes de las librerías, diciendo:” Yo no estoy a favor de la censura, pero sí de estrategias que marginan cosas que buscan objetivar a las mujeres y sugieren que a ellas les gusta ser golpeadas.

Sin embargo, la serie tuvo dos adaptaciones para el cine: “Gor” (1987) y su secuencia “Outlaw of Gor” (1989).

La polémica, el post de hoy busca decir tan sólo lo siguiente. Hay muchas maneras de pensar y de actuar. Podemos concordar o no – total o parcial. Sin embargo, vivimos en un mundo libre para expresarnos. Leer la obra puede permitirnos entender una visión o quedar en total desacuerdo (mi caso). Sin embargo, no podemos ser censores de las obras – sean romances, películas, etc … Nuestro entendimiento tiene que darse solamente – y tan sólo – en nuestro yo.

¿Te gustó el post? Envíe sus sugerencias. Hasta el próximo.

Jota Cortizo

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en.wikipedia.org/wiki/Gor

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