Tags

, , , , , , ,

O BLOG PHANTASTICUS EM DUAS VERSÕES – EM PORTUGUÊS E EN ESPAÑOL.

phant 200 posts

Versão em português: Quem e o que são os STORMTROOPERS?

Olá meus queridos amigos.  Antes de começar o post de hoje, vou realizar um pequeno anseio.  Acompanho a LitFan por muito tempo e percebo o quanto – em alguns momentos – somos tidos como “sonhadores”, “avoados” e “lunáticos”.  Somos tidos como pessoas peculiares ou excêntricas.  Alguns são chamados de “nerds” e outros de “geeks”.  Bem, gostaria de dizer apenas uma coisa:

E daí!!!

Cada ser humano tem o livre arbítrio de buscar e tentar encontrar o caminho que lhe traz felicidade.  A LitFan proporciona isto para muitos.  Nestes 4 anos, aqui no blog, tenho a oportunidade de trocar impressões com algumas pessoas.  E isto é que vale. Isto preenche.  Isto nos torna mais …

HUMANOS

Seja um adolescente, um jovem ou que tenha um caminho percorrido a um pouco mais de tempo, suas opções têm de ser respeitadas.  Há um mundo…, espere! Temos muitos mundos dentro do nosso mundo.  Seguir o caminho que nos deixe feliz é nossa primazia.  Independente de ter 10, 20, 30, 40, 50 ou mais anos, sua mente tem de ser jovem e aberta.  A diversidade tem de ser aceita, EM TODO E QUALQUER MOMENTO.

Bem, chega de divagação.  Vamos ao post.

Hoje o PHANTASTICUS irá tratar sobre um tema que sempre povoou minha imaginação.  Apesar de ser uma história oriunda do cinema, gerou (e gera) muita literatura.  São livros e mais livros sobre a saga.

3589178_orig

E agora, direto da saga STAR WARS … nos encontramos com os stormtroopers.

Um mergulho profundo na evolução dos personagens mais icônicos – eles e Darth Vader são os símbolos mais facilmente reconhecíveis de Star Wars. Das versões sem nome e rosto do Star Wars original de 1977 ao Finn de John Boyega em “Star Wars: The Last Jedi”, há muito mais coisa sob o capacete do que até os mais fervorosos fãs podem esperar.

Nos primeiros rascunhos dos projetos-conceito de Star Wars e Ralph McQuarrie, os stormtroopers deviam usar sabre de luz e escudos de mão como armas comuns não limitadas ao Jedi ou Sith. George Lucas, ao compor informações básicas em 1977, afirmou que as mulheres existiam no Corpo de Stormtroopers.  Os primeiros stormtroopers eram os clonetroopers sobreviventes às Guerras Clônicas. Eles foram renomeados depois da Declaração de uma Nova Ordem de Palpatine, estes clones de Jango Fett foram imediatamente complementados por três novos lotes de Stormtroopers vindos da Orla Exterior após a batalha de Kamino.

A intenção original de George Lucas para o Império e seu exército é que eles eram os vilões. Eles não são tolerantes, eles são opressores. Todos os imperiais seriam homens brancos com um tipo bem característicos dos ingleses. Acho que, artisticamente, era uma tentativa de mostrar que eles eram muito imperialistas e intolerantes – talvez até, com uma forte inspiração nos soldados nazistas.

clone-trooper-stormtrooper

CLONETROOPERS: O BRAÇO ARMADO DA VELHA REPÚBLICA – A técnica de clonagem já era conhecida na Galáxia de Star Wars há muito tempo, e os habitantes do planeta Kamino se orgulhavam de ter excelência para realizá-la. Assim, clones idênticos a Jango Fett deram a Velha República um mega exército.  A técnica declonagem do povo de Kamino era tão apurada que conseguiam modificar o desenvolvimento metabólico dos clones, de forma que seu processo de crescimento fosse acelerado, e recebessem todas as habilidades do indivíduo que servira de matriz para a clonagem, tornando-se, assim, produtivos de forma muito mais rápida do que se fossem clonados com crescimento natural e precisassem desenvolver as habilidades desejadas individualmente.  Os clones recebiam alterações genéticas que os tornavam 100% obedientes a quem os encomendara, de forma que eram muito eficientes, não questionando as ordens recebidas e cumprindo-as fielmente, traço de grande valor para quem os comprava para usar em guerras. Diferentemente dos droides, porém, era mantida certa autonomia de comportamento, que os permitia tomar decisões próprias e rápidas quando necessário.

Jango Fett

Jango Fett

            Curiosidade: Jango Fett era um humano caçador de recompensas, amplamente considerado como o melhor da galáxia, nos anos que antecederam as Guerras Clônicas. Embora Fett usasse um conjunto de armadura Mandaloriana durante seu tempo como caçador de recompensas, o governo de Mandalore o considerava um renegado. Recrutado pelo Lorde Sith Darth Tyranus, Fett serviu como modelo genético das tropas clone do Grande Exército da República. Ao contrário de Fett, seus clones não tinham muito de sua independência, pois foram projetados para serem inteiramente leais à maligna República Galáctica. Fett tinha apenas um pedido para os Kaminoanos: a criação de Boba Fett, um clone inalterado que ele criaria como seu próprio “filho”. Fett foi assassinado mais tarde por Mace Windu durante a primeira batalha de Geonosis.  A morte de Fett incutiu um desejo de vingança em Boba, que inicialmente buscou uma vingança contra Windu antes de se concentrar em sua carreira como aspirante a caçador de recompensas. Com o tempo, Boba foi considerado como um dos mercenários mais mortais da história galáctica, como seu “pai” antes dele. Seu legado também foi preservado nos milhões de clones criados a partir de seu código genético. Compelido por sua programação para executar a Ordem 66 contra os Jedi, os clonetroopers revelaram-se como a arma secreta dos Sith, permitindo a Darth Sidious se proclamar Imperador do Império Galáctico. A progênie de Fett serviu como a primeira geração de stormtroopers; no entanto, as fileiras logo foram preenchidas não por clones, mas por recrutas e recrutas humanos.

A atuação dos CloneTroopers na guerra da República contra os separatistas foi muito importante, e a capacidade física das duplicatas, aliada ao comando de Cavaleiros Jedi, foi fundamental para o avanço republicano nos tempos conturbados mostrados nos Episódios II e III, tanto que o período foi denominado como Guerras Clônicas, um grande conflito que envolveria toda a galáxia e culminaria na ascensão de Palpatine ao poder.  Os clones, porém, haviam tido também a inserção de um chip em seu cérebro, pela República, ativado quando Palpatine se tornou Chanceler Supremo e promulgou a Ordem 66, que determinou o extermínio dos Jedi. Assim, os fiéis servidores dos Cavaleiros até aquele momento não tiveram como evitar se voltar contra eles, e muitos Jedi foram mortos por suas mãos.

Troopers

Suas armaduras podem ser separadas em duas fases:

Fase I: A armadura clone foi usada por muito tempo pelos soldados da República Galáctica como armadura padrão. Essa armadura era pesada, desconfortável e não muito aprovada entre os clones.  As armaduras não tinham muita distinção de patente em seus estágios iniciais. Por isso, implementaram o sistema de patentes através de cores na armadura, sendo Amarelo = Comandante; Vermelho = Capitão; Azul = Tenente e Verde = Sargento. Contudo, com o passar das Guerras Clônicas, alguns clones pintavam suas armaduras da forma que queriam, personalizando-a de acordo com unidades específicas como, por exemplo, representando seus batalhões.

Curiosidade:  As armaduras eram brancas, pois os Kaminoanos enxergavam apenas em ultravioleta.

Fase II: A armadura aprimorada, tendo sua resistência melhorada e lentes polarizadas. A Armadura Fase II foi introduzida em 21 ABY — o segundo ano de guerra —, sendo a base para a futura armadura Stormtrooper.  Foram implementados nessas armaduras novos filtradores de ar, sistema de oxigênio e botas magnéticas. Essas armaduras possibilitavam a pressurização, podendo lutar por mais tempo no vácuo.  Muitos clones personalizavam suas armaduras da forma que lhe agradavam, com pinturas das quais os caracterizavam/diferenciavam.

STORMTROOPERS: O BRAÇO ARMADO DO IMPÉRIO – Com o envelhecimento precoce dos CloneTroopers, foi necessário instituir uma nova força militar para defender os interesses de Palpatine, e isso foi alcançado pela construção de uma rede de academias de formação militar, que captavam jovens de toda a galáxia para o trabalho para o Império. Muitos CloneTroopers mais velhos se tornaram instrutores dos jovens soldados, servindo ao Imperador de uma última forma.

adesivo-star-wars-imperio-galactico-nova-republica

Death Trooper

Assim, durante os anos subsequentes à queda dos Jedi e da República, foi construído um aparato militar que retirava jovens humanoides de suas famílias (muitas vezes de forma violenta, outras vezes de forma mais tranquila) e os treinava para se tornarem soldados de Palpatine, responsáveis por trabalhar na submissão dos povos subjugados pelo imperador. De certa forma, funcionava como uma espécie de serviço militar obrigatório, e aqueles que se destacavam podiam ascender na hierarquia. Todo um corpo militar se constituiu, com hierarquização e elaboração de vários postos de comando. Havia toda uma linha de comando, que ascendia até o cargo de Moff, do qual Tarkin é apenas um dos representantes. Cargos específicos de comando de bases militares, grandes projetos militares ou mesmo de planetas inteiros de trabalho forçado também existiam, de forma que toda uma rede burocrática permitia o fiel cumprimento das ordens do Imperador.

kisspng-ottoman-empire-bashi-bazouk-fall-of-constantinople-artillery-5abab4ba4dd108.9139183015221854023187

Curiosidade: Uma possível inspiração seria a história da tropa de elite do exército otomano nos séculos XIX e XX. Os janízaros constituíram a elite do exército dos sultões otomanos. A força, criada pelo sultão Murade I, era constituída de crianças cristãs capturadas em batalha, levadas como escravas e convertidas ao Islã. Seu código de conduta era rigoroso e obrigava a obediência absoluta aos oficiais e outros pontos que denotavam obediência e servidão.  Os jovens eram educados na lei islâmica e na língua turca, ao mesmo tempo que aprendiam a manejar armas e instruídos em artes militares. Os jovens cresciam tendo o próprio sultão como uma figura paterna, por quem estariam dispostos a defender até a morte mesmo contra seu próprio povo de origem. A justificativa para a adoção de um corpo de soldados convertidos em vez de turcos nativos era que os turcos deviam lealdade ao seu povo e às suas famílias, e poderiam tornar-se rebeldes em caso de uma ação do sultão contra outros turcos. Já os jovens cristãos só deviam lealdade ao sultão, e lutariam contra qualquer inimigo por ele.  Observação:  Este comentário é uma opinião pessoal.

Troopers 2

Dentro das tropas, havia destacamentos especializados de Troopers (alguns existentes desde os exércitos de clones), que recebiam treinamento e denominações específicas conforme sua área de atuação: Snowtroopers (especializados em batalha em locais gelados), Sandtroopers (especializados em batalha em locais desérticos), Shocktroopers (usados como força policial e guarda costas de figuras importantes), Deathtroopers (aqueles de armadura escura que apareceram em Rogue One, com treinamento mais especializado), Shadowtroopers (também de armadura negra, se distinguiam pelo armamento pesado), Scouttrooper (com armadura mais leve, eram mais ágeis e apareceram no Retorno de Jedi, na superfície de Endor).  Existiam ainda os Magmatroopers (especializados no trabalho em locais vulcânicos), Seatrooper (especializados em trabalhos aquáticos), Spacetroopers (especializados no trabalho em ambientes com gravidade zero, cujo trabalho notável era a patrulha do lado de fora da Estrela da Morte), Heavy Stormtrooper (equipados com armamento muito pesado), Purge Trooper (possuindo grandes e pesadas armaduras e armamento de grosso calibre), Flametrooper (equipados com lança chamas, similares aos que apareceram em O Despertar da Força), Stormtrooper grenadier (equipados com lançadores de granadas), Snipertrooper (equipado com rifles de longo alcance)…

RESUMINDO: A diferença básica dos dois grupamentos militares envolve, portanto, sua constituição. No caso dos CloneTroopers, foi formado um corpo militar de clones idênticos a Jango Fett, com metabolismo acelerado, restrição de obediência e características físicas e habilidades idênticas ao seu modelo. Foram utilizados principalmente pela República na luta contra os separatistas, e serviram a Palpatine no extermínio dos Jedi e expansão inicial do Império.  Já os Stormtroopers, por outro lado, foram formados a partir de academias militares que captavam jovens humanoides de toda a galáxia para o serviço do Imperador, cada jovem tendo características físicas, habilidades e graus variáveis de obediência. Foram utilizados pelo Império durante todo o período de sua dominação, até a morte de Palpatine, na segunda Estrela da Morte. Posteriormente o grupamento teve mudanças com a ascensão de Snoke e a formação dos Cavaleiros de Ren, a Primeira Ordem e muito mais.  Fica para um próximo post.

Gostou? Te vejo no próximo post.  E mande suas sugestões.

cortizo

Jota Cortizo

Versión española: ¿Quién y cuáles son los STORMTROOPERS?

Hola mis queridos amigos. Antes de comenzar el post de hoy, voy a realizar un pequeño anhelo. Acompaño a LitFan por mucho tiempo y percibo cuánto-en algunos momentos – somos tenidos como “soñadores”, “avoados” y “lunáticos”. Somos tenidos como personas peculiares o excéntricas. Algunos se llaman “nerds” y otros de “geeks”. Bueno, me gustaría decir sólo una cosa:

¡Y DAÍ !!!

Cada ser humano tiene el libre albedrío de buscar e intentar encontrar el camino que le trae felicidad. LitFan proporciona esto para muchos. En estos 4 años, aquí en el blog, tengo la oportunidad de intercambiar impresiones con algunas personas. Y eso es lo que vale. Esto se relaciona. Esto nos hace más …

HUMANO

Sea un adolescente, un joven o que tenga un camino recorrido a un poco más de tiempo, sus opciones tienen que ser respetadas. Hay un mundo …, espere! Tenemos muchos mundos dentro de nuestro mundo. Seguir el camino que nos deja feliz es nuestra primacía. Independiente de tener 10, 20, 30, 40, 50 o más años, su mente tiene que ser joven y abierta. La diversidad tiene que ser aceptada, EN TODO Y CUALQUIER MOMENTO.

Bien, llega de divagación. Vamos al post.

Hoy el PHANTASTICUS tratar sobre un tema que siempre pobló mi imaginación. A pesar de ser una historia oriunda del cine, generó (y genera) mucha literatura. Son libros y más libros sobre la saga.

Y ahora, directo de la saga STAR WARS … nos encontramos con los STORMTROOPERS.

Una inmersión profunda en la evolución de los personajes más icónicos – ellos y Darth Vader son los símbolos más fácilmente reconocibles de Star Wars. De las versiones sin nombre y rostro de la Star Wars original de 1977 al Finn de John Boyega en “Star Wars: The Last Jedi”, hay mucho más bajo el casco de lo que hasta los más fervorosos pueden esperar.

En los primeros borradores de los proyectos-concepto de Star Wars y Ralph McQuarrie, los stormtroopers debían usar sable de luz y escudos de mano como armas comunes no limitadas al Jedi o Sith. George Lucas, al componer informaciones básicas en 1977, afirmó que las mujeres existían en el Cuerpo de Stormtroopers. Los primeros stormtroopers eran los clonetroopers sobrevivientes a las Guerras Clónicas. Ellos fueron renombrados después de la Declaración de una Nueva Orden de Palpatine, estos clones de Jango Fett fueron inmediatamente complementados por tres nuevos lotes de Stormtroopers venidos de la Orla Exterior después de la batalla de Kamino.

La intención original de George Lucas para el Imperio y su ejército es que ellos eran los villanos. Ellos no son tolerantes, ellos son opresores. Todos los imperios serían hombres blancos con un tipo bien característicos de los ingleses. Creo que, artísticamente, era un intento de mostrar que eran muy imperialistas e intolerantes-tal vez incluso con una fuerte inspiración en los soldados nazis.

CLONETROOPERS: La técnica de clonación ya era conocida en la Galaxia de Star Wars hace mucho tiempo, y los habitantes del planeta Kamino se enorgullecían de tener excelencia para realizarla. Así, clones idénticos a Jango Fett dieron la Antigua República un mega ejército. La técnica declinación del pueblo de Kamino era tan apurada que podían modificar el desarrollo metabólico de los clones, de forma que su proceso de crecimiento fuera acelerado, y recibieran todas las habilidades del individuo que sirvió de matriz para la clonación, productivos de forma mucho más rápida que si se clonan con crecimiento natural y necesitaban desarrollar las habilidades deseadas individualmente. Los clones recibían cambios genéticos que los hacían 100% obedientes a quien los había encargado, de forma que eran muy eficientes, no cuestionando las órdenes recibidas y cumpliéndolas fielmente, traza de gran valor para quien los compraba para usar en guerras. A diferencia de los droides, sin embargo, se mantenía cierta autonomía de comportamiento, que les permitía tomar decisiones propias y rápidas cuando era necesario.

Curiosidad: Jango Fett era un humano cazador de recompensas, ampliamente considerado como el mejor de la galaxia, en los años que precedieron a las Guerras Clónicas. Aunque Fett usaba un conjunto de armadura Mandaloriana durante su tiempo como cazador de recompensas, el gobierno de Mandalore lo consideraba un renegado. Reclutado por el señor Sith Darth Tyranus, Fett sirvió como modelo genético de las tropas clon del Gran Ejército de la República. A diferencia de Fett, sus clones no tenían mucho de su independencia, pues fueron proyectados para ser enteramente leales a la maligna República Galáctica. Fett tenía sólo un pedido para los Kaminoanos: la creación de Boba Fett, un clon inalterado que él creería como su propio “hijo”. Fett fue asesinado más tarde por Mace Windu durante la primera batalla de Geonosis.  La muerte de Fett incutió un deseo de venganza en Boba, que inicialmente buscó una venganza contra Windu antes de concentrarse en su carrera como aspirante a cazador de recompensas. Con el tiempo, Boba fue considerado como uno de los mercenarios más mortales de la historia galáctica, al sultán, y luchar contra cualquier enemigo por él. Nota: Este comentario es una opinión personal.

En las tropas, había destacamentos especializados de Troopers (algunos existentes desde los ejércitos de clones), que recibían entrenamiento y denominaciones específicas según su área de actuación: Snowtroopers (especializados en batalla en locales helados), Sandreros (especializados en batalla en lugares desérticos) , Shocktroopers (usados ​​como fuerza policial y guardia de figuras importantes), Deathtroopers (aquellos de armadura oscura que aparecieron en Rogue One, con entrenamiento más especializado), Shadowtroopers (también de armadura negra, se distinguían por el armamento pesado), Scouttrooper la armadura más ligera, eran más ágiles y aparecieron en el Retorno de Jedi, en la superficie de Endor). En el caso de los Magmatroopers (especializados en el trabajo en lugares volcánicos), Seatrooper (especializados en trabajos acuáticos), Spacetroopers (especializados en el trabajo en ambientes con gravedad cero, cuyo trabajo notable era la patrulla del lado de fuera de la Estrella de la Muerte), Heavy Stormtrooper (con armamento muy pesado), Purge Trooper (poseedor de grandes y pesadas armaduras de grueso calibre), Flametrooper (equipados con lanza llamas, similares a los que aparecieron en El Despertar de la Fuerza), Stormtrooper grenadier (equipados con lanzadores de granadas) , Snipertrooper (equipado con rifles de largo alcance) …

RESUMEN: La diferencia básica de los dos grupos militares involucra, por lo tanto, su constitución. En el caso de los CloneTroopers, se formó un cuerpo militar de clones idénticos a Jango Fett, con metabolismo acelerado, restricción de obediencia y características físicas y habilidades idénticas a su modelo. Fueron utilizados principalmente por la República en la lucha contra los separatistas, y sirvieron a Palpatine en el exterminio de los Jedi y expansión inicial del Imperio. Los Stormtroopers, por otro lado, fueron formados a partir de academias militares que captaban jóvenes humanoides de toda la galaxia para el servicio del Emperador, cada joven teniendo características físicas, habilidades y grados variables de obediencia. Fueron utilizados por el Imperio durante todo el período de su dominación, hasta la muerte de Palpatine, en la segunda Estrella de la Muerte. Posteriormente el grupaje tuvo cambios con la ascensión de Snoke y la formación de los Caballeros de Ren, la Primera Orden y mucho más. Se queda para un próximo post.

¿Te gusta? Te veo en el próximo post. Y mande sus sugerencias.

Jota Cortizo

Fontes/fuentes:

Imagem principal – pinterest.pt/pin/317574211210331427/

encrypted-

Capa: wallpaperplay.com/walls/full/8/1/9/54212.jpg

vice.com/pt_br/article/3kpkx8/tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-os-stormtroopers

pt.wikipedia.org/wiki/Stormtrooper_(Star_Wars)

habbo-sw.weebly.com/uploads/9/7/2/0/9720581/3589178_orig.jpg

ataberna.net/filmes/a-diferenca-entre-stormtroopers-e-clone-troopers-em-star-wars/

i.pinimg.com/564x/57/62/36/5762363f71618a3b9b017536681e6a3b.jpg

failwars.blog.br/starwars/toda-evoluo-dos-storm-troopers-de-star-wars/

ataberna.net/wp-content/uploads/2016/12/clone-trooper-stormtrooper.jpg

img.elo7.com.br/product/zoom/F9DF49/adesivo-star-wars-velha-republica-notebook.jpg

img.elo7.com.br/product/zoom/F740DF/adesivo-star-wars-republica-galactica-wars.jpg

img.elo7.com.br/product/zoom/F7407A/adesivo-star-wars-nova-republica-ordem-jedi.jpg

img.elo7.com.br/product/original/F73FF9/adesivo-star-wars-imperio-galactico-nova-republica.jpg

vignette.wikia.nocookie.net/battle-droids/images/e/e1/Jango_OS_TPB.jpg

i.redd.it/izpmxlf06wq01.png

aa1a5178aef33568e9c4-a77ea51e8d8892c1eb8348eb6b3663f6.ssl.cf5.rackcdn.com/p/full/f4561a62-01c1-4dd1-be93-ac4c3c18f9f7.jpg

 

 

Anúncios