Tags

, , , , , , ,

O BLOG PHANTASTICUS EM DUAS VERSÕES EM PORTUGUÊS E EN ESPAÑOL.

Logo PHANTASTICUS 1

Versão em português: “Ensaio Sobre a Cegueira”, A Essência do Ser Humano.

Um grande OI para todxs.  Em tempos de quarentena, isolamento social (não muito respeitado por uma parcela das pessoas) e COVID19, resolvi tratar hoje, neste post do PHANTASTICUS, de um livro que encantou e assustou.  Um livro que de tão magnífico se torna assustador – de tanta realidade presente em suas linhas.

Gif abertura

Importante: No momento que estamos vivendo, se torna uma leitura importante (e quase obrigatória) para entender a essência do ser humano.

jose_saramago01

“Ensaio Sobre a Cegueira” é uma (das principais) obra do grande autor português José Saramago.  Este Alentejano, nascido em 16 de novembro de 1922, ganhou o “Nobel de Literatura” de 1998 e, também, o “Prêmio Camões” de 1995, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.  O livro é um romance do gênero Ficção pós-apocalíptica e psicológico.

A história toda começa em um dia normal, onde um homem a caminho do trabalho, espera o sinal de trânsito ficar verde. E…. Sem qualquer aviso, é acometido por uma cegueira. Uma nuvem branca cobre toda sua visão. É o “Primeiro Cego” – o marco zero.  Confuso e apavorado, ele vai à procura de um oftalmologista que encontrasse o motivo de sua cegueira. E tudo, tudo é muito estranho, já que seus olhos estão em perfeito estado. Diante disso, o Doutor tenta investigar as possíveis causas e é acometido pela mesma cegueira.  É neste momento que começa toda tensão do livro.  A cegueira se torna coletiva.  E começa a se alastrar e a ficar sem controle. O pânico toma conta de todos e para não ganhar maiores proporções e a sociedade entrar em colapso, o Governo decide colocar os cegos em quarentena. Todos são enviados para um manicômio abandonado e isolado.  No entanto há uma única pessoa que não foi acometida pelo mal: A esposa do médico que atendeu o “Primeiro Cego”.  E esta, para acompanhar o marido, não revela que enxerga perfeitamente e assim segue para a quarentena, sem saber o inferno que os espera.  Desta maneira, a mulher é a única que pode ver as belas e horrorosas imagens descritas pelo autor, seja o lindo banho de chuva das mulheres na varanda ou os cachorros que devoram o cadáver de um homem na rua. Ela não sabe se é abençoada ou amaldiçoada por poder enxergar em uma terra de cegos.

“Ensaio Sobre a Cegueira” é um livro forte que retrata o ser humano em sua pior essência. Quando ninguém pode ver o que você faz, quando existe a penúria, os instintos se afloram, não há regras, moral ou ética, é a degradação plena e total.  O indivíduo só pensa em si.  Saramago usa uma escrita direta e que pode chocar. Não mostra sentimentalismo algum e a abordagem dos fatos é nua e crua, e é praticamente impossível quem lê o livro, sair da leitura sem ser tocado, sem pensar como reagiria em uma situação limite.

saramago

Observação: Há a reação de muitos leitores, que se dizem incapazes de terminar de ler o livro, dada a sua crueza e contundência, e é prova de que o autor atingiu o seu objetivo de inserir-nos no seu universo ficcional, muito embora muitos de nós ainda estejamos nos recusando a “reparar” naquilo que nossos olhos nos mostram.

Um ponto que merece destaque, é como os personagens são descritos.  Eles não possuem nomes, são apresentados por determinada característica física, comportamental ou profissional. Um detalhe importante que deu um valor maior ainda para a obra, pois deixa claro a igualdade e nada mais. Eles eram “mais um cego” entre milhões.

“Ensaio Sobre a Cegueira” é um livro que nos faz – literalmente – enxergar e, muito mais do que isso, nos faz temer a própria humanidade frente a uma situação de caos.  A partir de uma súbita e inexplicável epidemia de cegueira, Saramago nos guia para a desorganização e a superação dos valores mais básicos da sociedade, transformando seus personagens em animais egoístas na sua luta pela sobrevivência. Saramago nos passa de forma clara sua opinião e crítica sobre uma sociedade egoísta e hipócrita, nos mostrando a miséria humana e sua crueldade. O escritor faz uma verdadeira dissecação da alma humana.

Blidnessposter

Importante:  Mesmo com toda a resistência do autor, o livro recebeu em 2008, uma adaptação para o cinema, que foi lançada e dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles.  “Blindness”, (título original em inglês) tem Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal, Maury Chaykin e Alice Braga em seus papéis principais.

Mundialmente, o filme obteve críticas mistas e dividiu muito as opiniões; no entanto, a Saramago a longa-metragem agradou-lhe imensamente.  O escritor disse a Meirelles “estar tão feliz de ter visto o filme como estava quando acabou de escrever o livro”. Em outra declaração, Saramago disse que “agora conhecia a cara de suas personagens”.

Saramago nos deixou em junho de 2010, aos 87 anos.  Mas suas linhas se perpetuaram – e persistirão – em nossas mentes e vidas.

Para terminar uma leitura obrigatória (e rápida):

800px-Saramago

“Se antes de cada ato nosso nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nosso ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprova-lo, para congratular-nos ou pedir perdão, aliás, há quem diga que isso é que é a imortalidade de que tanto se fala.” Por JOSÉ SARAMAGO.

E agora sim.  Espero que tenham gostado do post.  Vejo todos vocês no próximo.

Cortizo 2

Jota Cortizo

“A literatura é sempre uma expedição à verdade.” – FRANZ KAFKA

Versión española: “Ensayo sobre la ceguera”, La esencia del ser humano.

Un gran Hola para todxs. En tiempos de cuarentena, aislamiento social (no muy respetado por una parte de las personas) y COVID19, decidí tratar hoy, en esta publicación de PHANTASTICUS, un libro que me encantó y asustó. Un libro que es tan magnífico que da miedo, con tanta realidad presente en sus líneas.

Importante: En el momento en que vivimos, se convierte en una lectura importante (y casi obligatoria) para comprender la esencia del ser humano.

“Ensaio Sobre a Cegueira” es una (de las principales) obras del gran autor portugués José Saramago. Este Alentejo, nacido el 16 de noviembre de 1922, ganó el “Premio Nobel de Literatura” en 1998 y también el “Premio Camões” en 1995, el premio literario más importante en lengua portuguesa. El libro es una novela del género de ficción post-apocalíptica y psicológica.

Toda la historia comienza en un día normal, donde un hombre en su camino al trabajo espera a que el semáforo se ponga verde. Y … Sin previo aviso, se ve afectado por la ceguera. Una nube blanca cubre toda tu visión. Es el “primer ciego” – zona cero. Confundido y aterrorizado, va en busca de un oftalmólogo para encontrar la razón de su ceguera. Y todo, todo es muy extraño, ya que tus ojos están en perfectas condiciones. Por lo tanto, el Doctor intenta investigar las posibles causas y se ve afectado por la misma ceguera. Es en este momento que comienza toda tensión en el libro. La ceguera se vuelve colectiva. Y comienza a extenderse y a descontrolarse. El pánico se apodera de todos y para no ganar mayores proporciones y la sociedad se derrumba, el Gobierno decide poner en cuarentena a los ciegos. Todos son enviados a un asilo abandonado y aislado. Sin embargo, solo hay una persona que no se vio afectada por la enfermedad: la esposa del médico que asistió a el “primer ciego”. Y esto, para acompañar a su esposo, no revela que ella ve perfectamente y, por lo tanto, pasa a cuarentena, sin saber el infierno que les espera. De esta manera, la mujer es la única que puede ver las bellas y horribles imágenes descritas por el autor, ya sea la hermosa lluvia de mujeres en el balcón o los perros que devoran el cadáver de un hombre en la calle. Ella no sabe si es bendecida o maldecida por poder ver en una tierra de ciegos.

“Ensayo sobre la ceguera” es un libro fuerte que retrata al ser humano en su peor esencia. Cuando nadie puede ver lo que haces, cuando hay escasez, surgen los instintos, no hay reglas, morales o éticas, es una degradación total y total. El individuo solo piensa en sí mismo. Saramago utiliza escritura directa e impactante. No muestra ningún sentimentalismo y el enfoque de los hechos es evidente y burdo, y es prácticamente imposible para cualquiera que lea el libro, dejar la lectura sin ser tocado, sin pensar cómo reaccionarían en una situación límite.

Nota: Existe la reacción de muchos lectores, que dicen que no pueden terminar de leer el libro, dada su crudeza y contundencia, y es una prueba de que el autor ha logrado su objetivo de insertarnos en su universo ficticio, aunque muchos de nosotros todavía nos negamos a “notar” lo que nos muestran nuestros ojos.

Un punto que vale la pena mencionar es cómo se describen los personajes. No tienen nombres, se presentan por una determinada característica física, conductual o profesional. Un detalle importante que le dio un valor aún mayor al trabajo, ya que deja en claro la igualdad y nada más. Eran “uno más ciego” entre millones.

“Ensayo sobre la ceguera” es un libro que nos hace, literalmente, ver y, mucho más que eso, nos hace temer a nuestra propia humanidad frente a una situación de caos. De una repentina e inexplicable epidemia de ceguera, Saramago nos guía hacia la desorganización y la superación de los valores más básicos de la sociedad, transformando a sus personajes en animales egoístas en su lucha por la supervivencia. Saramago claramente nos da su opinión y crítica sobre una sociedad egoísta e hipócrita, mostrándonos la miseria humana y la crueldad. El escritor hace una disección real del alma humana.

Importante: incluso con toda la resistencia del autor, el libro recibió, en 2008, una adaptación para el cine, que fue lanzada y dirigida por el brasileño Fernando Meirelles. “Blindness” (título original en inglés) tiene a Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal, Maury Chaykin y Alice Braga en sus papeles principales.

En todo el mundo, la película obtuvo críticas mixtas y muchas opiniones divididas; Sin embargo, Saramago disfrutó muchísimo el largometraje. El escritor le dijo a Meirelles “estar tan feliz de haber visto la película como cuando terminó de escribir el libro”. En otra declaración, Saramago dijo que “ahora conocía la cara de sus personajes”.

Saramago nos dejó en junio de 2010, a la edad de 87 años. Pero sus líneas se han perpetuado, y persistirán, en nuestras mentes y vidas.

Para finalizar una lectura obligatoria (y rápida):

“Si, antes de cada acto nuestro, comenzamos a prever todas sus consecuencias, a pensar en ellas seriamente, primero las inmediatas, luego las probables, luego las posible, entonces imaginable, ni siquiera nos moveríamos de donde el primer pensamiento nos había detenido. Se distribuyen los buenos y malos resultados de nuestros dichos y trabajos, se supone que, de una manera muy uniforme y equilibrada, para todos los días del futuro, incluidos aquellos interminables, en los que ya no estaremos aquí para poder demostrar para felicitarnos o pedir perdón, de hecho, algunos dicen que esta es la inmortalidad de la que tanto se habla “.  Por JOSÉ SARAMAGO.

Y ahora sí. Espero que hayas disfrutado la publicación. Hasta la próxima.

Jota Cortizo

“La literatura es siempre una expedición a la verdad”. – FRANZ KAFKA

 

Fontes/fuentes:

Imagem principal – aescotilha.com.br/wp-content/uploads/2018/04/literatura-fantastica-introducao-parte-1.png

Capa:Wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/%D0%9F%D1%80%D0%B8%D1%82%D1%87%D0%B0_%D0%BE_%D1%81%D0%BB%D0%B5%D0%BF%D1%8B%D1%85.jpeg

condutaliteraria.com/2018/08/resenha-ensaio-sobre-cegueira-jose-saramago.html

passeiweb.com/estudos/livros/ensaio_sobre_a_cegueira

pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_sobre_a_Cegueira_(filme)

frasesfamosas.com.br/frase/jose-saramago-se-antes-de-cada-ato-nosso-nos-puses

pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_sobre_a_Cegueira

amazon.com/images/I/41Tq%2B92CHYL._SX329_BO1,204,203,200.jpg

1.bp.blogspot.com/_rBIJKCZDiYc/TBt3ORLOZzI/AAAAAAAABcA/zUbvSJ8Fnk0/s1600/jose_saramago01.jpg

i.pinimg.com/originals/6c/b3/b6/6cb3b6c4a283cb58ab3b77552ba1d6ec.jpg

i.pinimg.com/originals/b9/06/90/b90690ae03693f7065f912cdeebfa2ee.gif

pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago

rtesmendes.files.wordpress.com/2012/08/saramago.jpg

wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/Saramago.jpg/800px-Saramago.jpg

amazon.com/images/I/41L0HDrSM-L._SX332_BO1,204,203,200_.jpg

wikimedia.org/wikipedia/pt/7/7c/Blidnessposter.jpg